A Constituição da República
Federativa do Brasil (1988) fundamenta a Educação na Lei maior
Brasileira: A Constituição da República Federativa do Brasil
(1988), no seu Título VIII (Da Ordem Social) e no Capítulo III (Da
Educação, da cultura e do Desporto); abrangendo os artigos 205 ao
217.
A Lei de Diretrizes e Bases de
nº 9.394 (1996), depois de muita tramitação no congresso nacional,
foi aprovada em 23 de dezembro de 1996. Essa Lei possui nove Títulos:
I. Da Educação
II. Dos Princípios da Educação
Nacional
III. Do Direito a Educação e do
Dever de Educar
IV. Da Organização da Educação
Nacional
V. Dos Níveis e das Modalidades de
educação e Ensino
VI. Dos Profissionais da Educação
VII. Dos Recursos Financeiros
VIII. Das Disposições Gerais
IX. Das Disposições Transitórias
Apenas o Título V é dividido
em Capítulos:
I. Da Composição dos Níveis
Escolares
II. Da Educação Básica
III. Da Educação Profissional
IV. Da Educação Superior
V. Da Educação Especial
A LDB define e regulariza o
sistema de educação no Brasil com base na Constituição Magna. Ela
regulamenta todo sistema educacional, isto é, vai do ensino privado
até o público, da educação básica até o ensino superior.
- A Lei normatiza o direito à educação garantida pela Constituição é dever do Estado diante a educação pública.
- Segundo a LDB todo professor tem que ter ensino superior
- LDB também é conhecida como a Lei Darcy Ribeiro
- Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais, em 1922. Foi criador do Museu do Índio e um dos principais formuladores da LDB
De acordo com o Título III o
ensino fundamental é gratuito e obrigatório, até para indivíduos
que já passaram da idade apropriada. Creches também são gratuitas
e não obrigatoriedade, atendendo crianças de zero à seis anos de
idade.
No ensino fundamental houve
mudanças quanto aos anos de duração. “Duas Leis oficializaram e
tornaram obrigatório o ensino fundamental de noves anos: a Lei n.
11.114, de maio de 2005, tornou obrigatória a matricula de crianças
de 6 anos no ensino fundamental de nove anos [...]” (PILETTI, 2012.
p. 230)
A LDB, nada mais é do que uma
norma a ser seguida por todo sistema educacional, logo, ela
influencia em todas atividades do planejamento
global escolar. Pois tudo
que se faz na escola, é segundo a LDB.
Pode-se entender que desde que a
Lei aprovada, ela passou por algumas mudanças por meio de
resoluções, portarias e decretos. Ela pode ser revista para
melhorias do sistema educacional brasileiro com o passar do tempo e
com as mudanças da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário