terça-feira, 13 de maio de 2014

ESCREVER É UMA ARTE

      Escrever é uma arte. Saber escrever, melhor ainda. Para muitas pessoas é um ato muito importante, para outras é meramente pegar uma caneta, papel e rabiscar. Muitas pessoas precisam saber como escrever pois vivem disso e um exemplo é um escritor de jornal e um escritor de jornal. Expondo esse exemplo assim, até parece que não há diferença entre eles, engano.
      Um escritor de jornal, geralmente segue um padrão totalmente diferente de um escritor de um livro. Um jornalista tem a função de reportar algo, do jeito que aconteceu, de uma forma bem objetiva, sem palpitar. Um escritor de um livro infantojuvenil, por exemplo, conta algo com toda sua graça, deslumbres e tudo mais, seja ela real ou fictícia. A forma de escrever entre os dois é bastante diferente.
Dentro desses dois exemplos, pode-se exemplificar a diferença com que cada um escreve com um clássico da história. “Chapeuzinho Vermelho”. Se fosse uma matéria de jornal, a notícia seria assim: “lobo é assassinado e avó e neta estam salvas.”, bastante direta a notícia, sem a beleza de “Era uma vez”.

      O fato é que no meio de tantas diferenças entre o jornalista e o autor de um livro infantojuvenil, uma coisa é certa: ambos têm em comum o papel de informar, escrever. Cada um do seu jeito.

Aline Silva dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário